Com o mundo cada vez mais conectado, as possibilidades para prospecção de novos clientes se expandem. Novas estratégias surgem com o Marketing Digital e a aquisição de clientes pela internet não só torna-se completamente viável, como também aumenta consideravelmente as vendas se compararmos com o modelo de prospecção de vendas tradicional.
No meio digital, a quantidade de dados disponíveis é imensurável, o que permite encontrar facilmente informações valiosas de potenciais clientes que pelo meios tradicionais (offline) precisariam ser descobertas manualmente.
Além disso, esses dados possibilitam uma segmentação de público assertiva e consequentemente uma abordagem eficaz sem gastar muito tempo ou dinheiro, otimizando desta forma os recursos humanos (equipe de vendas) e escalando os resultados.
Desta forma, em termos práticos, prospecção digital refere-se à busca de informações importantes de potenciais clientes para que haja uma abordagem de vendas personalizada, aumentando consideravelmente a aquisição de novos clientes.
Existem diversas estratégias de prospecção de clientes pela internet, como por exemplo, através de Google Ads, Social Ads, SEO e Inbound Marketing.
No caso de prospecção B2B, ou seja, empresas que tenham como público-alvo empresas, existem ainda outras estratégias. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa tenha uma lista de empresas-alvo que gostaria de abordar, mas não sabe ao menos quem é a pessoa certa para contatar.
No digital, é possível não só descobrir quem é essa pessoa como também o seu endereço de e-mail e direcionar os esforços para a abordagem de vendas ao invés de investir tempo e energia em encontrar esse contato.
Outra possibilidade é buscar por empresas de determinados segmentos, cargos específicos, e até mesmo fazer uma busca por CNAE.
Este tipo de estratégia é comumente chamada de Outbound Marketing pelo mercado de Marketing Digital.
O termo Outbound Marketing, em tradução direta, significa “Marketing Externo” e pode ser interpretado como “Marketing de Saída”.
O Outbound Marketing também é conhecido como “Marketing Tradicional” e refere-se à prospecção ativa com o objetivo de captar novos clientes através da oferta de produtos ou serviços.
Ao contrário do Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração”, onde os potenciais clientes buscam pela empresa, no Outbound Marketing a abordagem é feita pela empresa através de uma cadência ou fluxo de e-mails configurado por meio da automação de marketing.
Com uma lista de potenciais clientes definida após a captura dos endereços de e-mails, que pode ser feita por ferramentas que possibilitam a busca por cargo, segmento de empresa, nome da empresa, dentre outros, é planejada e estruturada a abordagem de vendas.
A abordagem de vendas deve ser a mais natural e menos invasiva possível, por isso, a sequência ou fluxo de e-mails.
Uma agência com experiência em estratégias de Outbound Marketing poderá te auxiliar do começo ao fim. Ou seja, desde o entendimento da segmentação do público, captura de contatos, estruturação das campanhas até o planejamento do apelo de vendas.
Entretanto, justamente por existirem várias possibilidades, é importante escolher uma agência de marketing que mergulhe a fundo no seu negócio e realmente entenda as suas necessidades, além claro, de ter vasto conhecimento neste tipo de solução e possuir as ferramentas certas para construir uma campanha de sucesso.
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