O termo “Inbound Marketing”, em tradução direta, significa “Marketing de Entrada”. Resume-se a estratégias de conteúdo visando atrair potenciais clientes de forma “natural”, sem que haja uma abordagem direta de venda por exemplo, como ocorre no “Outbound Marketing” (forma mais tradicional do Marketing).
Na prática, quando elaboramos estratégias buscando aumentar as vendas por exemplo, desenvolvemos campanhas para um público específico com uma comunicação clara sobre o produto ou serviço, a oferta e a ação que o usuário deve tomar, no caso, comprar.
No Inbound Marketing, quem encontra a empresa é o cliente, e não o contrário. Mas como isso ocorre?
A essência do Inbound Marketing é fornecer conteúdos realmente relevantes e gratuitos para o público-alvo que, no geral, ainda não está pronto para comprar ou até mesmo não conhece a empresa.
Esses conteúdos podem ser encontrados pelo usuário ou distribuídos de forma orgânica ou paga, por exemplo, a partir de um blog, site, redes sociais, e-mail, WhatsApp, ou qualquer outro meio que faça sentido para a sua audiência.
Desta forma, entrega-se um conteúdo de alto valor em “troca” de algumas informações do lead (potencial cliente), como por exemplo: nome, e-mail e/ou telefone e alguma pergunta chave para a sua empresa identificar se este lead é qualificado ou não.
O formato dos conteúdos poderá ser como fizer mais sentido para entregar as informações que você precisa de forma prática para o seu público. Alguns exemplos:
Partindo do pressuposto que o potencial cliente não conhece a sua marca, produto ou serviço, ou ainda não está pronto para tomar a decisão de comprar, o conteúdo ou os conteúdos deverão abordar temas que estejam relacionados com o que você quer vender e que entregue informações relevantes para que potencial cliente avance na sua jornada de compra.
Na prática, estes conteúdos costumam impactar os leads das seguintes formas:
Vamos pensar em uma marca que vende alimentação natural para cachorros. Existe um público-alvo bem definido, mas dentro deste universo, existem pessoas que:
Vamos supor que estas sejam as únicas etapas da jornada de compra.
Se uma marca de alimentação natural fizer um anúncio direcionado para o público que ainda não sabe que existe alimentação natural para cachorro, com informações do produto e um botão para comprar, qual seria a taxa de conversão deste anúncio? Quantas vendas esta marca conseguiria fazer através desta campanha?
Agora, e se ela direcionar este anúncio para o público que acredita que a alimentação natural é a melhor escolha mas ainda não conhece as opções do mercado? É bem provável que neste caso as vendas seriam maiores, né?
O grande problema é que a maioria das marcas direciona todos os esforços para o público que se encontra na etapa que antecede a compra, esquecendo de construir um relacionamento com o restante.
Sendo assim, a concorrência e as chances de uma outra marca se comunicar primeiro com este público e efetivar a venda é bem maior.
Por que se concentrar em apenas 10% do público se é possível conquistar próximo de 100%?
Este é o objetivo do Inbound Marketing. Trabalhar todo o funil de venda (e os níveis de consciência do consumidor) para conquistar mais clientes diminuindo drasticamente o CAC (custo por aquisição).
Como esta marca poderia trabalhar com Inbound Marketing?
Veja no funil abaixo um exemplo:
Acredita que o Inbound Marketing faz sentido para o seu negócio?
A melhor opção é contratar uma agência especialista em Inbound Marketing para te ajudar a entender o seu funil de vendas, quais são as melhores estratégias, produzir os conteúdos e configurar todas as etapas de forma estratégica para gerar os melhores resultados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |